Quem sou eu

Minha foto
Ituverava, São Paulo, Brazil
Professora de Língua Portuguesa graduada pela FFCL de Ituverava-SP, pós graduada pela mesma instituição, professora do ensino fundamental II.Casada, tenho dois filhos lindos e um marido maravilhoso e o mais importante:caminho na vida com Jesus.

terça-feira, 22 de março de 2011

Poesia: Meus errinhos



Meus errinhos
Leia esta poesia e reflita sobrte a postura do professor diante os " erros" dos
alunos.
Está bem, eu confesso que errei. 
Eu errei, está bem, me dê zero!
Me dê bronca, castigo, conselho. 
Mas eu tenho o direito de errar.

Só o que eu peço é que saibam que eu necessito errar. 
Se eu não errar vez por outra, 
como é que eu vou aprender. 
Como se faz pra acertar?

Pais, professores, adultos
também já erraram à vontade, 
já fizeram sujeira e borrão. 
Ou vai dizer que a borracha
surgiu só nesta geração?


Vocês, que errando aprenderam,
ouçam o que eu tenho a falar: 
Se até hoje cometem seus erros, 
só as crianças não podem errar?

Concordem, eu estou aprendendo. 
Comparem meus erros com os seus. 
Se já cometeram os seus erros,
deixem-me agora com os meus! 

Mais respeito, Eu sou criança!
 
Os meus errinhos Pedro Bandeira Ed. Moderna p. 17

Fonte:Revista Nova Escola por Beatriz Santomauro
***

Não devemos ser aquele professor corretor, aquele que ao corrigir uma redação, já sai procurando os erros
 
ortográficos com a caneta vermelha em punho.Claro que é necessário fazer as correções necessárias em uma
 
redação, mas daí só olhar os erros e não valorizar todo o resto, não é nada bom.
 
Para que o nosso aluno possa aprender é necessário errar, lógico, é comum os erros,  devemos valorizar  o que
 
esse aluno tem a oferecer além dos seus "errrinhos".
 
Ao corrigir um texto de um aluno tem que se  valorizar as ideias nele contido,  se o aluno disserniu o tema, se
 
 conseguiu de expressar através das palavras, se seguiu o proposto na atividade em questão. Se tudo isso foi feito
 
 pelo aluno, os erros ortográficos é que são de menos importância, esses são fáceis de serem sanados.O difícil é
 
 quando o aluno não consegue se expressar  com as palavras, não consegue redigir um pequeno texto, aí sim temos
 
que nos preocupar .Devemos nos desprender dos "errinhos", pois esses somem com a refacção da redação.
 
Quero deixar claro que não digo para não corrigir erros ortográficos, mas para não valorizá-los mais que o necessário.
 
 
Profª Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário